TURMA 81 - GEOGRAFIA
REGISTRO DA PRÁTICA (Diário de Classe e Notas de Aula), do
Professor Donarte Nunes dos Santos Júnior,
E.M.E.F. PORTO NOVO,
Prefeitura de Porto Alegre – SMED/ RME
sexta-feira, 7 de março de 2025
3ª AULA: APRECIAÇÃO DO "CONTEÚDO PROGRAMÁTICO"!
sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025
2ª AULA: CONCLUSÃO, EDIÇÃO E PUBLICAÇÃO DAS REDAÇÕES SOBRE AS IDEIAS-FORÇA!
quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025
1ª AULA: IDEIAS-FORÇA (PARTE 1 DE 2)!
quarta-feira, 4 de setembro de 2024
21ª AULA: AVALIAÇÃO SEM CONSULTA!
Elaborar uma redação sobre o Capitalismo. No texto, necessariamente, deverá aparecer elementos, tais como:- o conceito de Capitalismo- o teórico principal do Capitalismo- o "motor" que "move" o Capitalismo- a "Lei da Oferta e Procura" e sua dinâmica- a "Mão Invisível": o que isso quer dizer- e o Capitalismo hoje
quarta-feira, 28 de agosto de 2024
20ª AULA: ESTUDO PARA A AVALIAÇÃO SEM CONSULTA!
quarta-feira, 21 de agosto de 2024
19ª AULA: AS ETAPAS DO CAPITALISMO!
Nesta aula, o professor ministrou aula expositiva dialogada a respeito da presente fase do Capitalismo: fase que, independente do nome a ser consolidado nos manuais e livros didáticos (e.g. Pós-Capitalismo (?)), é extremamente complexa e consegue, por assim dizer, alterar a Lei da Oferta e Procura.
Explicou-se a respeito dos Filtros Bolha e dos Marketings que visam fazer com que as pessoas "consumam o que as transnacionais querem, ao invés de consumir o que elas próprias quereriam, individualmente".
Em seguida, o professor guiou a leitura a respeito das fases anteriores, tais como:
- Capitalismo Comercial
- Capitalismo Industrial
- Capitalismo FInanceiro
- Capitalismo Informacional
Para se defrontar novamente com este conteúdo, e, de certa forma, recompor, acessar, ::: AQUI :::!
quarta-feira, 14 de agosto de 2024
18ª AULA: CAPITALISMO: A LEI DA OFERTA E PROCURA!
quarta-feira, 7 de agosto de 2024
17ª AULA: CAPITALISMO:
Desde as noções retomadas da última aula, o professor explicou uma noção que emerge das ideias de Adam Smith – que está na sua obra (livro) "Teoria dos Sentimentos Morais" (1759) –, que é a de que as pessoas querem serem "notadas" e agem mesmo segundo seus "interesses", buscando, sempre, o "consumo ostentatório" (cf. Thortein Bunde Veblen (1857-1929), em seu livro " The Theory of the Leisure Class"), que, atualmente, ganha outros nomes, tais como, "consumo conspícuo" ou compra de "bens de Veblen".
quarta-feira, 17 de julho de 2024
16ª AULA: O CAPITALISMO!
quarta-feira, 10 de julho de 2024
15ª AULA: O PRECONCEITO PARA COM OS IMIGRANTES!
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Aspecto do quadro da aula. |
quarta-feira, 3 de julho de 2024
quarta-feira, 26 de junho de 2024
13ª AULA:COREÇÃO DA PROVA!
quarta-feira, 19 de junho de 2024
12ª AULA: AVALIAÇÃO SEM CONSULTA!
Contudo, em virtude de um calendário pedagógico apertado em razão da maior catástrofe climática do Rio Grande do Sul/ Porto Alegre (maio), uma avaliação sem consulta foi aplicada, mesmo estando presentes, somente onze alunos.
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Aspecto dos estudantes resolvendo a prova (1 de 3)! |
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Aspecto dos estudantes resolvendo a prova (2 de 3)! |
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Aspecto dos estudantes resolvendo a prova (3 de 3)! |
quarta-feira, 12 de junho de 2024
11ª AULA: RETOMADA E ESTUDO PARA A AVALIAÇÃO!
Nesta aula, foi feita uma brevíssima retomada daquilo que se estudou até aqui.
Atenção: pra ir à página 46, escrever "128" no Menu do livro digital.
quarta-feira, 5 de junho de 2024
10ª AULA: RETORNO DO DESASTRE AMBIENTAL!
Após a última aula, dia 24 de abril, começou a chover torrencialmente no Rio Grande do Sul. As primeiras localidades a serem atingidas pelas chuvas foram as da Serra Gaúcha. Porto Alegre, também, quase que de imediato começou a sofrer.
O que, porém, ninguém sabia é que aquele fenômeno viria a se transformar em um dos maiores desastres ambientais do Brasil! Assim sendo, as aulas nas disciplinas de Geografia e Iniciação Científica, cessaram desde aquela data, vindo a retornar somente hoje.
Nesta aula, o professor fez uma explicação a respeito dos fenômenos que atingiram o estado, a capital e sobre os fatores internos e externos às cheias.
Em seguida, em uma conversa franca, alunos e professor falaram sobre os impactos disso tudo na vida de cada um.
Feito isso, foi proposta e leitura do texto "Três dias para ler", de Helen Keller (1880-1968). Os alunos deveriam ler o escrito da filosofa estadunidense, e, depois, responder: o que Keller tem a nos dizer hoje? Qual mensagem podemos retirar, desde o seu texto e da sua história, para a nossa vida?
quarta-feira, 24 de abril de 2024
9ª AULA: AULA: GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO: TEORIA MARXISTA!
sexta-feira, 19 de abril de 2024
8ª AULA: MALTHUS E SUA TEORIA: CERTOS OU ERRADOS?
quarta-feira, 10 de abril de 2024
7ª AULA: CORREÇÃO DA *SONDAGEM*!
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Aspecto do Fac-Símile do frontispício de "Ensaio Sobre o Princípio da População" (1798). |
Como as Sondagens foram recolhidas; são documentos da Escola, até o final do Ano Letivo, abaixo, a avaliação é disponibilizada.
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Sondagem (parte 1 de 2)! |
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Sondagem (parte 2 de 2)! |
quarta-feira, 3 de abril de 2024
6ª AULA: GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO: TEORIA MALTHUSIANA!
quarta-feira, 20 de março de 2024
5ª AULA: AVALIAÇÃO SEM CONSULTA (EM NÍVEL DE PROVA)!
quarta-feira, 13 de março de 2024
4ª AULA: SONDAGEM (EM NÍVEL DE CONVERSA)!
quarta-feira, 6 de março de 2024
3ª AULA: IDEIAS-FORÇA: CONCLUSÃO E PUBLICAÇÃO DAS REDAÇÕES!
quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024
2ª AULA: IDEIAS-FORÇA (REDAÇÃO)!
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
1ª AULA: IDEIAS-FORÇA!
O professor concluiu a apresentação das Ideias-Força (que já haviam sido trabalhadas em Iniciação Científica, no dia anterior). Feito isso, solicitou a elaboração de uma redação; os alunos trabalharam nisso.
segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024
quinta-feira, 30 de novembro de 2023
30ª AULA: ÁFRICA: COLONIZAÇÃO, DESCOLONIZAÇÃO E CONFLITOS ÉTNICOS, CULTURAIS E MILITARES!
Tutsis x Hutus
Ruanda: Pequeno território, localizado no Planalto Central Africano, com elevadas montanhas vulcânicas e clima tropical de altitude. Faz fronteira com a República do Congo (ex- Zaire). A população é composta por 90% de hutus e 9% de tutsis, com um total de 6,5 milhões em 1998.
Bunrundi: Localizado ao Sul de Ruanda, com uma área de apenas 27.834 km2 , e uma população total de 6,6 milhões de habitantes, composta por 85% de hutus e 14% de tutsis.
O Conflito O conflito entre tutsis e hutus a é mais uma demonstração do efeito retardado da política colonial européia, no continente Africano. Até o início da colonização alemã na região, as etnias tutsi e hutu viviam em relativa harmonia, no território que hoje é ocupado por Ruanda e Burundi.
Os tutsis eram predominantemente pastoreiros e apresentavam maior estatura.Os hutus, de pele mais escura, e menor estrutura, tinham tradição agrícola. A partir da colonização sob o domínio alemão, e posteriormente belga, esses dois povos tiveram sua organização modificada.
Os tutsis foram escolhidos para assumirem cargos da administração estatal, treinamento militar, acesso exclusivo à educação, uma vez que as escolas peiam estatura mínima, visando impedir o ingresso e hutus.
Em 1959, os ressentimentos acumulados pelos hutus, no período colonial, explodem. Nesta primeira rebelião, militares tutsis foram aprisionados e tiveram seus pés cortados a golpes de facão, com o objetivo de diminuir a diferença de estatura (e simbolicamente, diminuir as diferenças sociais).
Em 1962, Ruanda tornou-se independente e a minoria tutsi ficou a mercê dos hutus, sendo obrigado a migrar para Uganda, a fim de organizarem uma nova tomada de poder.
Este conflito se intensificou a partir de abril de 1994, quando os presidentes de Ruanda e Burundi, de etnia hutu, foram mortos em um atentado que derrubou o avião onde viajavam juntos. Foi o estopim pata o genocídio com mais de 1 milhão de mortos e mais de 2 milhões de refugiados.
Em julho de 1998, foi elaborado um acordo de cessar fogo, com o estabelecimento de um governo formado por representantes tutsis e hutus.
(Fonte: Conflitos: tutsis x hutus. UFBA: Geo-on-line, 2000. Disponível em: <https://facom.ufba.br/com112_2000_1/geo_on_line/tutsis_hutus.htm>. Acesso em: 29 de nov. 2023)
quarta-feira, 22 de novembro de 2023
29ª AULA: ÁFRICA: ASPECTOS FISIOGRÁFICOS (DESCRIÇÃO GERAL: POSIÇÃO INTERTROPICAL, EQUATORIAL, DESERTOS E RELEVO)!
quarta-feira, 1 de novembro de 2023
28ª AULA: REFLEXÕES SOBRE A VOLÊNCIA!
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Aspecto do quadro da aula. |
quarta-feira, 18 de outubro de 2023
27ª AULA: EUA (Formação dos)!
quarta-feira, 6 de setembro de 2023
23ª AULA: O DESENVOLVIMENTO E AS FORMAS DE MENSURÁ-LO: O IDH!
quarta-feira, 30 de agosto de 2023
22ª AULA: O DESENVOLVIMENTO E AS FORMAS DE MENSURÁ-LO!
1» Por que a distribuição social da renda é um importante indicador para avaliar a situação social de um país?
2» Em que grupo de países a distribuição social da renda é menos desigual? E em que grupo ou conjunto de países ela é mais desigual?
3» O que a expectativa de vida indica? Do que ela depende?
4» O que é taxa de mortalidade infantil? Como ela é calculada? Observe o mapa da página 115 e cite três países com alta e um com baixa taxa de mortalidade infantil, Utilize um mapa-múndi político para procurar o nome dos países.
5» Compare os mapas das páginas 114 e 115. Qual é a relação entre esses dois fatores?
6» Por que o IDH representou um avanço em relação às outras formas de medir o grau de desenvolvimento das nações?
» Observe o mapa da página 117 e responda as questões,
a) Que cor representa os países com IDH baixa? E os com IDH muito alto?
b) Qual cor representa o Brasil no mapa? O que isso significa?
c) Os países com IDH muito alto estão mais concentrados ao norte ou ao sul? E aqueles com IDH baixo ou médio?
quarta-feira, 23 de agosto de 2023
21ª AULA: CORREÇÃO DA AVALIAÇÃO SEM CONSULTA!
quarta-feira, 16 de agosto de 2023
20ª AULA: REGIÕES GEOECONÔMICAS: PAÍSES DO NORTE E PAÍSES DO SUL!
Aula aula expositiva dialogada sobre Países do Norte e Países do Sul: as regionalizações geoeconômicas.
Para is além e até mesmo recompor o estudado neste dia, interessante é ler:
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O "Limite Brandt" (Fonte:VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 108. Disponível em: <https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2597766>. Acesso em 16 de ago., 2023). |
"A divisão norte-sul é uma divisão sócioeconômica e política utilizada para atualizar a Teoria dos Mundos. A partir dessa divisão, separa-se os países desenvolvidos, chamados de países do norte, dos países do sul, grupo de países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, divididos no mapa através de uma linha imaginária. Apesar do nome, alguns países do norte também estão abaixo da linha do equador, como a Austrália e a Nova Zelândia que, mesmo assim, fazem parte do grupo de países do norte, os desenvolvidos.[1]
Anteriormente, o grupo dos países do sul era chamado de Terceiro Mundo, porém esta definição tornou-se errônea desde a extinção do grupo de países socialistas, pertencentes ao Segundo Mundo, pois não faz sentido usar tais denominações quando um Segundo Mundo já não mais existe.
Apesar de estar em desuso, ainda utilizamos as expressões países do norte e do sul que são mais adequadas para descaracterização ideológica, mas não evidenciam as desigualdades entre os países de cada bloco. Podemos usar as expressões países ricos e pobres, também."
(DIVISÃO NORTE-SUL. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2023. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Divis%C3%A3o_norte-sul>. Acesso em: 16 ago. 2023.).
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VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 109. Disponível em: <https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2597766>. Acesso em 16 de ago., 2023. |
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VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 109. Disponível em: <https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2597766>. Acesso em 16 de ago., 2023. |
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VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 110. Disponível em: <https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2597766>. Acesso em 16 de ago., 2023. |
quarta-feira, 9 de agosto de 2023
quarta-feira, 2 de agosto de 2023
18ª AULA: ESTUDO, ORGANIZAÇÃO E RETOMADA PARA AVALIAÇÃO SEM CONSULTA!
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Aspecto da turma 81 trabalhando na tarefa do dia (1 de 3) |
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Aspecto da turma 81 trabalhando na tarefa do dia (2 de 3) |
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Aspecto da turma 81 trabalhando na tarefa do dia (3 de 3) |
https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2597766
quarta-feira, 19 de julho de 2023
17ª AULA: LIGA ÁRABE E UNIÃO AFRICANA!
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VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 80. |
quarta-feira, 12 de julho de 2023
16ª AULA: GUERRA FRIA!
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Aspecto da capa do DVD do filme "The Coldest War" ("Partida Fria"). Fonte: THE Coldest Game. KOSMICKI, Lukasz. Varspivia: IMDb, 2019. Disponível em: <https://www.imdb.com/title/tt6445414/>. Acesso em: 12 de jul., 2023. |
quarta-feira, 5 de julho de 2023
15ª AULA: ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS: OCDE, G7, G20 e Brics!
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VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 76. |
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VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 76. |
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VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 76. |
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VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 77. |
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VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 77. |
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VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 77. |
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VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 78. |
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VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 78. |
quarta-feira, 28 de junho de 2023
14ª AULA: ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS (A OTAN)!
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VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 74. |
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VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 74 |
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VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 74 |
quarta-feira, 21 de junho de 2023
13ª AULA: ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS (A ONU)!
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Aspecto do quadro de giz da aula. |
quarta-feira, 7 de junho de 2023
12ª AULA: QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, O SABER PENSAR COMO SOLUÇÃO PARA AS DISPARIDADES SOCIOECONÔMICAS E AS ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS (INTRODUÇÃO)!
Aula expositiva dialogada sobre a relação entre Quarta Revolução Industrial, Setores Econômicos de um país, e (conclusão), sobre as Disparidades Socioeconômicas.
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Aspecto do quadro da aula. |
O professor refletiu sobre os seguinte elementos:
- Setor Primário: a agricultura e a extração
- Setor Secundário: as fábricas e indústrias
- Setor Terciário: os serviços (o "comércio")
- Setor Quaternário: as tecnologias de ponta
Obs.: neste ponto, o professor fez um questionamento buscando instigar os alunos, qual seja:
- Qual dos setores estudados está está mais próximo de vocês e qual deles é o que melhor paga?
Em seguida, seguiram-se as explicações referentes ao seguintes elementos:
- o saber pensar e o "apertar botões" (tecnologia, uma ferramenta ou um fim em si mesma?)
- a curiosidade como a base primeira futuro do "mundo do trabalho"
Assim, com isso, o professor concluiu o conjunto de aulas que versaram sobre as "Disparidades Socioeconômicas" entre as nações.
Em seguida, novo assunto foi introduzido, a saber: "As Organizações Internacionais".
Com base na observação e leitura, novamente, do quadro da página 47, de "VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018" vislumbrou-se que o mundo, no século XVIII, não era tão desigual, mas que, o mesmo não se pode dizer em termos de século XXI.
Logo, reconhece-se, os porquês da criação das Organizações Internacionais e seus quase sempre comuns objetivos de diminuir as desigualdades planetárias.
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VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 47. |
Para saber +A Guerra FriaPeríodo que se iniciou apés o término da Segunda Guerra Mundial, em 1945, e perdurou [será que acabou?] até a dissolução da União Soviética, em 1991. Durante esse período duas potências mundiais — ou superpotências, como eram chamadas — disputavam a hegemonia (supremacia, predominância) mundial: os Estados Unidos, líder do chamado mundo capitalista, e a União Soviética, líder do chamado mundo socialista ou países com economia planificada.
3ª AULA: APRECIAÇÃO DO "CONTEÚDO PROGRAMÁTICO"!
Nesta aula, o professor apresentou o conteúdo programático do Ano Letivo para os alunos. Estes tiveram a oportunidade de expressarem aquilo...
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Em virtude da forte chuva que se abateu sobre a capital do Estado, bem como, nas cidades do interior , muitos alunos faltaram, bem como, pro...