Nesta dia, os alunos entraram mais tarde, 10h. Isso porque a Smed, em suas "ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS Nº 01/2022" prevê o chamado "Alinhamento Pedagógico". Assim, os professores tiveram uma reunião, das 8h às 10h, para tratar da Plataforma Córtex.
Ocorreu, também, que a professora de Ciências tomou parte dos períodos de Geografia para montagem da "Mostra Interna de Trabalhos - MIT".
Deste modo, houve tempo apenas para o professor retomar a aula anterior, bem como, para dar uma breve sequencia ao assunto, a saber:
→ Conceito de Artesanato: é a técnica feita toda a mão, onde o trabalhador, participa do processo de feitura do início ao fim, sem Divisão do Trabalho, portanto. Ele é feito apenas com a ajuda do ferramentas simples.
Referente ao conceito de Artesanato, ainda, o professor destacou que, mais recentemente, este conceito seja, talvez, distinto daquele entendido pelas disciplinas e Artes Visuais.
Entretanto, destaca-se, como exemplo de artesanato, o da arte dos nossos povos autóctones/ originários, como o exemplos, abaixo:
![]() |
Mais sobre esse artesanato específico, ::: AQUI :::. |
→ Conceito de Manufatura: é a técnica feita a mão, mas já com o auxílio de máquinas simples. Nesse tipo de atividade, já entra a Divisão do Trabalho, pois, o manufatureiro, usa "máquinas ferramentas" para concluir a sua tarefa, tais como, a máquina de costura.
Assim, a costureira, um dos melhores exemplos de manufatura, ainda nos dias de hoje, não fabrica suas agulhas, alfinetes, linhas, botões, tecido e muito menos a própria máquina de costura, e, no entanto, faz um belo vestido. Logo, já está presente, neste exemplo, a Divisão do Trabalho.
![]() |
Aspecto do trabalho da costureira, com suas ferramentas e "máquina ferramenta". |
Outro bom exemplo que manufatura é o do trabalho exercido pelo sapateiro (vide ilustração, abaixo).
![]() |
Aspecto do trabalho do sapateiro, bem como, de sua máquina, que costura os solados e faz a fixação de tachas e rebites nos calçados. |
Conclusas a explicações acima, o professor passou a comentar sobre a Primeira Revolução Industrial, ocorrida, em 1750, na Alemanha e na Inglaterra, com a invenção da Máquina a Vapor.
Com essa "revolução", por assim dizer, houve um "encolhimento do mundo", o espaço geográfico, por causa da maior velocidade imprimida pelos, por exemplo, trens "Maria Fumaça", teve as distâncias como que "encurtadas" (vide ilustração abaixo).
![]() |
Aspecto, modificado, daquilo que foi proposto pelo geógrafo David Harvey (1935 - ), na página 220 de seu livro intitulado "Condição Pós-Moderna". Para ele, com o advento das tecnologias, o espaço geográfico foi como que aniquilado pelo tempo. RESUMO: ► Primeira Revolução Industrial: → Onde: Alemanha e Inglaterra → Quando: 1750 → Máquina: Maria Fumaça, o trem a vapor → Fonte de Energia: carvão, o mineral |
Nenhum comentário:
Postar um comentário