quarta-feira, 26 de junho de 2024

quarta-feira, 19 de junho de 2024

12ª AULA: AVALIAÇÃO SEM CONSULTA!

Dia 19 de jun., durante toda a manhã, choveu torrencialmente, em Porto Alegre.

Contudo, em virtude de um calendário pedagógico apertado em razão da maior catástrofe climática do Rio Grande do Sul/ Porto Alegre (maio), uma avaliação sem consulta foi aplicada, mesmo estando presentes, somente onze alunos.

Aspecto dos estudantes resolvendo a prova (1 de 3)!

Aspecto dos estudantes resolvendo a prova (2 de 3)!

Aspecto dos estudantes resolvendo a prova (3 de 3)!


Obs.: nos períodos em que a turma 81 fez a sua avaliação, os alunos da 82 estavam com eles, as turmas estavam juntas; os últimos trabalharam em suas produções textuais. 

quarta-feira, 12 de junho de 2024

11ª AULA: RETOMADA E ESTUDO PARA A AVALIAÇÃO!

Nesta aula, foi feita uma brevíssima retomada daquilo que se estudou até aqui.

Em seguida, os estudantes leram a respeito do Povoamento Desigual, dos Aspectos Culturais e do Deslocamento das Populações ao longo do planeta Terra.

Isso pode ser revisto, ::: AQUI :::, às páginas 46 a 67 do livro novo.

Atenção: pra ir à página 46, escrever "128" no Menu do livro digital.

Obs.: a listagem de conteúdos que caem na prova está em nosso Space, do Gmail.

quarta-feira, 5 de junho de 2024

10ª AULA: RETORNO DO DESASTRE AMBIENTAL!

Após a última aula, dia 24 de abril, começou a chover torrencialmente no Rio Grande do Sul. As primeiras localidades a serem atingidas pelas chuvas foram as da Serra Gaúcha. Porto Alegre, também, quase que de imediato começou a sofrer.

O que, porém, ninguém sabia é que aquele fenômeno viria a se transformar em um dos maiores desastres ambientais do Brasil! Assim sendo, as aulas nas disciplinas de Geografia e Iniciação Científica, cessaram desde aquela data, vindo a retornar somente hoje.

Nesta aula, o professor fez uma explicação a respeito dos fenômenos que atingiram o estado, a capital e sobre os fatores internos e externos às cheias.

Em seguida, em uma conversa franca, alunos e professor falaram sobre os impactos disso tudo na vida de cada um.

Feito isso, foi proposta e leitura do texto "Três dias para ler", de Helen Keller (1880-1968). Os alunos deveriam ler o escrito da filosofa estadunidense, e, depois, responder: o que Keller tem a nos dizer hoje? Qual mensagem podemos retirar, desde o seu texto e da sua história, para a nossa vida?


Bombeiros atuam no resgate de moradores que deixam suas casas, na avenida Borges de Medeiros, em Porto AlegreFoto: Donaldo Hadlich/Código 19/Folhapress
Fonte: Disponível em: <https://www.otempo.com.br/brasil/2024/5/8/qual-e-a-relacao-das-mudancas-climaticas-com-o-desastre-no-rio-g>. Acesso em 03 de jun., 2024.

 

21ª AULA: AVALIAÇÃO SEM CONSULTA!

Nesta aula procedeu-se à avaliação sem consulta, que se deu sob a forma de uma redação . A instrução, colocado no quadro pelo professor, foi...