quinta-feira, 7 de junho de 2018

Vigésima segunda aula!

Com o objetivo de retomar as noções vistas nas duas ultimas aulas (vigésima aula e vigésima primeira aula), o professor instigou os estudantes a responderem a seguinte questão: "o que Eduardo Galeano quis dizer ao intitular o subcapítulo que estamos estudando de "A Distribuição de Funções entre o Cavalo e o Cavaleiro'?".

Com base no que os estudantes responderam, foi pontuado no quadro de giz os seguintes elementos:

- os "cavaleiros" eram as metrópoles
- os "cavalos" eram as colônias
- saqueio das riquezas
- a acumulação primitiva (de novo)
- uma Espanha e um Portugal decadentes ("tinham a vaca, mas outros tomavam o leite", conforme aula do dia 22 de maio)
- estabelecimento de uma dinâmica dentro da Capitalismo (que estava a surgir) que colocava a América Latina como subordinada à Europa.

Em seguida, foi concluída a leitura do subcapítulo "A Distribuição de Funções entre o Cavalo e o Cavaleiro", bem como, iniciada a do subcapítulo "O derramamento de sangue e lágrimas: entretanto, o papa decidira que os índios tinham alma".

Com relação a esta parte do livro, o professor colocou o seguinte e importante excerto no quadro de giz:

"A economia colonial latino-americana dispôs da maior concentração de força de trabalho até então conhecida, para possibilitar a maior concentração de riqueza que jamais possuiu qualquer civilização na história mundial."

Bem como, a respeito do qual, fez os comentários pertinentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

21ª AULA: AVALIAÇÃO SEM CONSULTA!

Nesta aula procedeu-se à avaliação sem consulta, que se deu sob a forma de uma redação . A instrução, colocado no quadro pelo professor, foi...