Com base no que os estudantes responderam, foi pontuado no quadro de giz os seguintes elementos:
- os "cavaleiros" eram as metrópoles
- os "cavalos" eram as colônias
- saqueio das riquezas
- a acumulação primitiva (de novo)
- uma Espanha e um Portugal decadentes ("tinham a vaca, mas outros tomavam o leite", conforme aula do dia 22 de maio)
- estabelecimento de uma dinâmica dentro da Capitalismo (que estava a surgir) que colocava a América Latina como subordinada à Europa.
Em seguida, foi concluída a leitura do subcapítulo "A Distribuição de Funções entre o Cavalo e o Cavaleiro", bem como, iniciada a do subcapítulo "O derramamento de sangue e lágrimas: entretanto, o papa decidira que os índios tinham alma".
Com relação a esta parte do livro, o professor colocou o seguinte e importante excerto no quadro de giz:
"A economia colonial latino-americana dispôs da maior concentração de força de trabalho até então conhecida, para possibilitar a maior concentração de riqueza que jamais possuiu qualquer civilização na história mundial."
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