quinta-feira, 21 de junho de 2018

Vigésima sexta aula!

Dando continuidade ao nosso estudo, através da dinâmica da roda de leitura adentramos na leitura do subcapítulo "Ruínas de Potosí - o Ciclo da Prata".

O professor deu destaque ao parágrafo inicial, que, como se pode ver, dá a explicação para a atual situação da Bolívia, apesar da recente ascensão, a saber:

"Analisando a natureza das relações “metrópole-satélite”, ao longo da história da América Latina, como uma cadeia de subordinações sucessivas, André Gunder Frank destacou, em seus trabalhos, que as regiões mais marcadas pelo subdesenvolvimento e pela pobreza são aquelas que no passado tiveram laços mais estreitos com a metrópole e desfrutaram de períodos de auge. São as regiões que foram as maiores produtoras de bens exportados para a Europa ou, posteriormente, para os Estados Unidos, e as fontes mais caudalosas de capital; regiões abandonadas pela metrópole, quando por uma razão qualquer os negócios decaíram" (GALEANO, Eduardo. As Veias Abertas da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007, p. 24.)

Com base nisso, o professor explicou o ciclo da prata de Potosí.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

9ª AULA: AULA: GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO: TEORIA MARXISTA!

Através de ula expositiva dialogada, os professor explicou a teoria demográfica de Karl Marx (1818-1883). Os estudantes podem querer retomar...