segunda-feira, 1 de março de 2021

ATIVIDADE DA 1ª SEMANA: de 1º a 5 de mar.:

 Prezados estudantes, 

para esta semana, os professores, em conjunto, pensaram, para todas as turmas, a atividade que está logo abaixo. 

Quando elaboramos ela, tivemos em mente o aniversário de nossa escola, comemorado no  dia 02, a questão da dificuldade de estudar em tempos de pandemia e o nosso projeto didático-pedagógico, o Projeto Compaixão.

Assim, surgiu a atividade a seguir, à qual vocês podem responder e encaminhar, por: E-Mail, Whatsapp da escola, nos comentários da presente postagem, em nosso "Grupo de Estudos Fechado, do Facebook", enfim, há diversas formas de vocês responderem as questões que pensamos para vocês refletirem.

Bons estudos!!!

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR E DE MANUTENÇÃO DE VÍNCULO

ATIVIDADE SEMANAL: 1ª SEMANA

ATIVIDADE SOBRE O ESTUDAR E SOBRE A ESCOLA 


“O apaixonado está em ruptura com o poder político” (RIBEIRO, Renato Janine. A paixão revolucionária e a paixão amorosa em Stendhal.  In: Os sentidos da paixão. São Paulo: Companhia das letras, 1988.)


Vivemos em uma sociedade onde as diferenças sociais aumentam visivelmente a cada dia. 



Em um país com quase 210.000.000 de habitantes (isso mesmo, duzentos e dez MILHÕES!) existem QUARENTA E DUAS PESSOAS que lucraram mais do que os 68 milhões de beneficiários do auxílio emergencial receberam juntos!

Na educação, a cada 100 alunos, 18 estudam em escolas particulares, enquanto os outros 82 estudam em escolas públicas.

Os alunos de escolas particulares, em famílias que podem arcar com custos escolares que variam de 700 a 3000 reais por mês, estão tendo aulas em reuniões de MEET, com atendimentos em grupo, individuais, com tutores e professores particulares.

Um reflexo claro disso foi o que aconteceu com o ENEM do ano passado. Foram tantos alunos que não se sentiram preparados que 71 a cada 100 dos inscritos nem fez as provas. 



Vocês acham que foram os alunos de escolas particulares ou os das públicas que não foram?

Nós, professores, que estamos preocupados com a aprendizagem de vocês, preocupados em diminuir essas diferenças sociais, queremos saber de vocês como vocês estão se vendo diante desse panorama. No ano passado, muitos alunos tiveram dificuldades com a Plataforma Córtex, com as atividades à distância, com as atividades impressas.

Foram poucos alunos que efetivamente buscaram realizar todas as tarefas, pesquisar, estudar.

Então, para essa semana, queremos ouvir de vocês:

    1. O que você espera das atividades a distância da escola, e o que nós, professores, poderíamos fazer para facilitar sua participação?

    2. Como você vê a transformação da sociedade durante a pandemia, e o que você está fazendo por você mesmo para não ser mais uma vítima dessa exclusão?

    3. Que transformações no espaço geográfico do seu bairro estão ocorrendo, e o que isso implica na vida diária, no lazer e na prática de esportes?

    4. Como você vê a importância da educação nesse momento?

    5. Que outras dificuldades são tão marcantes quanto o ato de estudar?

    6. O que essa imagem diz para você? 

(frase do economista, jornalista e professor argentino Tomás Bulat (1964-2015))

    7. 02/03 é aniversário da Escola Porto Novo. O que a Escola significa para você?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

9ª AULA: AULA: GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO: TEORIA MARXISTA!

Através de ula expositiva dialogada, os professor explicou a teoria demográfica de Karl Marx (1818-1883). Os estudantes podem querer retomar...