Nesta dia, os alunos entraram mais tarde, 10h. Isso porque a Smed, em suas "ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS Nº 01/2022" prevê o chamado "Alinhamento Pedagógico". Assim, os professores tiveram uma reunião, das 8h às 10h, para tratar da Plataforma Córtex.
Ocorreu, também, que a professora de Ciências tomou parte dos períodos de Geografia para montagem da "Mostra Interna de Trabalhos - MIT".
Deste modo, houve tempo apenas para o professor retomar a aula anterior, bem como, para dar uma breve sequencia ao assunto, a saber:
→ Conceito de Artesanato: é a técnica feita toda a mão, onde o trabalhador, participa do processo de feitura do início ao fim, sem Divisão do Trabalho, portanto. Ele é feito apenas com a ajuda do ferramentas simples.
Referente ao conceito de Artesanato, ainda, o professor destacou que, mais recentemente, este conceito seja, talvez, distinto daquele entendido pelas disciplinas e Artes Visuais.
Entretanto, destaca-se, como exemplo de artesanato, o da arte dos nossos povos autóctones/ originários, como o exemplos, abaixo:
Mais sobre esse artesanato específico, ::: AQUI :::. |
→ Conceito de Manufatura: é a técnica feita a mão, mas já com o auxílio de máquinas simples. Nesse tipo de atividade, já entra a Divisão do Trabalho, pois, o manufatureiro, usa "máquinas ferramentas" para concluir a sua tarefa, tais como, a máquina de costura.
Assim, a costureira, um dos melhores exemplos de manufatura, ainda nos dias de hoje, não fabrica suas agulhas, alfinetes, linhas, botões, tecido e muito menos a própria máquina de costura, e, no entanto, faz um belo vestido. Logo, já está presente, neste exemplo, a Divisão do Trabalho.
Aspecto do trabalho da costureira, com suas ferramentas e "máquina ferramenta". |
Outro bom exemplo que manufatura é o do trabalho exercido pelo sapateiro (vide ilustração, abaixo).
Aspecto do trabalho do sapateiro, bem como, de sua máquina, que costura os solados e faz a fixação de tachas e rebites nos calçados. |
Conclusas a explicações acima, o professor passou a comentar sobre a Primeira Revolução Industrial, ocorrida, em 1750, na Alemanha e na Inglaterra, com a invenção da Máquina a Vapor.
Com essa "revolução", por assim dizer, houve um "encolhimento do mundo", o espaço geográfico, por causa da maior velocidade imprimida pelos, por exemplo, trens "Maria Fumaça", teve as distâncias como que "encurtadas" (vide ilustração abaixo).
Aspecto, modificado, daquilo que foi proposto pelo geógrafo David Harvey (1935 - ), na página 220 de seu livro intitulado "Condição Pós-Moderna". Para ele, com o advento das tecnologias, o espaço geográfico foi como que aniquilado pelo tempo. RESUMO: ► Primeira Revolução Industrial: → Onde: Alemanha e Inglaterra → Quando: 1750 → Máquina: Maria Fumaça, o trem a vapor → Fonte de Energia: carvão, o mineral |
Nenhum comentário:
Postar um comentário