quarta-feira, 22 de março de 2023

4ª AULA: Erros e acertos da Teoria Malthusiana e Teoria Demográfica de Marx!

 Nesta aula, o professor fez uma avaliação oral, na qual os alunos tinham de responder alguns pontos relativos ao que se estudou até aqui.

Feito isso, o professor explicou por outros termos o conteúdo, bem como, fez os aprofundamentos.

Na sequência, foi solicitada uma redação.

Aspecto do quadro magnético da aula.

Para recompor algumas das aprendizagens requeridas para a aula, é interessantíssimo ver o vídeo, abaixo:


 

2 comentários:

  1. Em minha opinião, Malthus está errado porque ele está falando que quando uma população é muito grande, o país vai ficando mais pobre a cada ano, porque os alimentos vão acabando conforme a população vai crescendo.
    Já Marx, está falando que quanto mais pobre é um povo maior será a população, porque ele está falando que eles, em vez de estudarem para saberem quais são os métodos de preservativo, não o fazem, e, assim, a família terá cada vez mais crianças para alimentar.
    Por Kimberllay

    ResponderExcluir
  2. Estimada Kimberllay,
    realmente, no final das contas, Malthus falava mesmo algo aproximadamente a isso que tu colocas. E errou porque, hoje muito mais, são os alimentos que crescem quase que numa *progressão geométrica* - com todos os prejuízos disso (agrotóxicos (neurotóxicos, carcinogênicos, reprotóxicos, etc.), mutações genéticas e transgenias).
    Algum *Neomalthusiano* poderia teimar contigo e comigo, dizendo que os problemas planetários que tu e eu citamos acima são sim culpa de uma população que não para de crescer, e que já é grande demais.
    Entretanto, ao fecharmos com Marx, especificamente em seus apontamentos relativos à *População Mundial* - e não com isso "puxarmos o saco dele" e fazermos dele o nosso "guru" - abrimos a possibilidade de questionar as outras formas de nos relacionarmos com aquilo que chamamos de *recursos*... Usando outros termos...: será que não poderíamos nos relacionar com o planeta e com os outros *terráqueos* de forma diversa? Penso que sim, ainda mais com a *Ciência*, da qual já dispomos hoje!
    Abração!!!

    ResponderExcluir

21ª AULA: AVALIAÇÃO SEM CONSULTA!

Nesta aula procedeu-se à avaliação sem consulta, que se deu sob a forma de uma redação . A instrução, colocado no quadro pelo professor, foi...