O professor retomou a primeira e a segunda aula, aprofundando alguns aspectos. Citou, para exemplificar, o filme filme "Mãos Talentosas" ("Gifted Hands: The Ben Carson Story"), que conta a vida de Ben Carson. Fez isso para falar a respeito da Sra. Sonya Carson, mãe de Ben, que não sabia ler nem escrever, e, no entanto, soube Educar seus filhos (Ben e Curtis) para que atingissem, mesmo com todas as dificuldades socioeconômicas, respectivamente, as profissões de neurocirurgião e engenheiro.
Em seguida, passou a cobrar o "tema de casa", solicitando que os estudantes lessem o que haviam escrito em seus cadernos para interpretar a seguinte frase do sociólogo catarinense Pedro Demo:
"Educar é mais que o mero instruir"
Conforme os alunos iam lendo, o professor ia fazendo os comentários pertinentes, buscando fazer o devido aprofundamento.
Do mesmo modo, foi discutido as interpretações dos estudantes para a máxima baixo, também de Pedro Demo:
"Pesquisar [ou 'estudar'] é modo de vida"
Feito isso, o professor, para encerrar estas noções iniciais que tinham por objetivo estimular, instigar os alunos a estudarem com mais afinco, integrou os conhecimentos falando acerca da importância da leitura. Para tanto, questionou os estudantes sobre quais livros eles haviam lido e que havia marcado as suas vidas.
Como se sabe, as pesquisas indicam, o brasileiro lê pouco, e, como não poderia deixar de ser, poucos foram os títulos citados pelos estudantes. Entrementes, entre os citados, nenhum havia sido lido até o fim. Os livros citados foram:
Note-se que o que foi lembrado, o foi porque havia virado filme.
O professor comentou sobre a Literatura Universal e falou da importância de os alunos lerem este tipo de literatura. Observou que os livros acima citados são bons, mas que uma pessoa até poderia morrer sem lê-los, e, ainda assim, não teria perdido nada de muito importante. Quis, com isso, instigar acerca da necessidade de se ler livros de real peso para a história da cultura e do pensamento humanos.
Neste ponto, o professor comentou que até existem listas dos 100 mais da literatura e convidou os alunos pára que fossem atrás delas.
Abaixo, disponibiliza-se duas destas listas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário