sexta-feira, 13 de abril de 2018

Décima aula!

Com base no que se estudou até aqui; o porquê da pobreza da América Latina; o processo de colonização na América como um todo, o professor fez questão de, através de uma aula expositiva dialogada, chamar a atenção para o fato de que a colonização na América Anglo-Saxã, apesar de ter sido feita com o objetivo do povoamento, não deixou de ser menos predatória. 

Para ilustrar a questão, o professor citou uma partes do livro "Enterrem o meu coração na curva do rio" (livro que é disponibilizado naíntegra, :::aqui:::), de Dee Brown (1908-2002), onde se pode ler:

"Nunca fizemos mal algum ao homem branco; não queremos isso... Desejamos ser amigos do homem branco... Os búfalos estão diminuindo depressa. Os antílopes, que eram muitos há poucos anos, agora são Poucos. Quando morrerem todos, ficaremos famintos; vamos querer algo para comer e seremos obrigados a ir ao forte. Seus jovens não devem atirar em nós; em toda parte onde nos veem, atiram e atiramos neles." TONKAHASKA (Touro Alto) a general Winfield Scott Hancock



"[...] muitos dos jovens foram para o Texas caçar búfalos e atacar os texanos que haviam tomado suas terras. Estavam particularmente furiosos com os caçadores brancos que vinham do Kansas para matar milhares de búfalos; os caçadores só pegavam as peles, deixando as carcaças sangrentas apodrecer nas Planícies. Para os kiowas e comanches, os brancos pareciam odiar tudo na natureza. 'Este território é antigo', queixou-se Satanta ao Velho do Trovão Hancock, quando se encontrou com ele em Fort Learned, em 1867. 'Mas vocês estão cortando as árvores e agora o território não tem mais importância'. No riacho Medicine Lodge, queixou-se outra vez aos comissários de paz: 'Há muito tempo, esta terra pertencia aos nossos antepassados; mas quando subo o rio, vejo acampamentos de soldados em suas margens. Esses soldados cortam minha madeira; matam meu búfalo e, quando vejo isso, meu coração parece partir; fico triste'".


"(Dos 3.700.000 búfalos destruídos de 1872 a 1874, só 150.000 foram mortos pelos índios. Quando um grupo de preocupados texanos perguntou ao general Sheridan se nada iria ser  feito para deter a matança indiscriminada dos caçadores brancos, ele respondeu: 'Deixem-nos matar, esfolar e vender até que o búfalo tenha sido exterminado, pois esse é o único modo de conseguir paz duradoura e permitir a civilização progredir.') Os kwahadis livres não queriam participar de uma civilização que progredia com o extermínio de animais úteis."

"Por todo o fim do verão de 1874, os índios e os búfalos procuraram refúgio [...]. Os índios só mataram os animais suficientes para suas necessidades de inverno. Estenderam a carne cuidadosamente para secar ao sol, armazenando tutano e gordura em peles, trataram os tendões para fazer cordas de arco e fios, fizeram colheres e xícaras com os chifres, trançaram o pelo para cordas e cintos, curtiram os couros para cobertas de tendas, roupas e mocassins."

De tema de casa, o professor solicitou que os estudantes pesquisassem o conceito de populismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

21ª AULA: AVALIAÇÃO SEM CONSULTA!

Nesta aula procedeu-se à avaliação sem consulta, que se deu sob a forma de uma redação . A instrução, colocado no quadro pelo professor, foi...