terça-feira, 10 de abril de 2018

Nona aula!

Aula expositiva dialogada em que o professor concluiu as explicações a respeito do porquê de haver uma América "rica" e uma América "pobre"; as diferentes colonizações e seus aspectos.

Nesta aula, o elemento apresentado foi chamado de: "A estruturação da sociedade e o sistema jurídico".

A respeito disso, o professor instruiu que, na América Anglo-Saxã, como o objetivo era o da fixação daqueles migrantes que lá chegavam, a sociedade já foi se estruturando como era na Europa, bem como, as "leis" chegaram quase que ao mesmo tempo, com os novos moradores.

Neste ponto, o professor fez observações a respeito de como os autóctones sofreram com a implantação disto naquele continente. 

Diferentemente na América Latina, como o objetivo era o da exploração, a estruturação social foi baseada na escravidão, no trabalho forçado, na exclusão e no poder do mais forte imposto ao mais fraco. Do mesmo modo, as "leis" não chegaram junto com os colonizadores, e, quando vieram, foram para manter e legitimar o status quo vigente.

Com relação a isso, as mesmas observações foram feitas com relação aos índios, que tanto sofreram com a implantação da sociedade e do sistema jurídico que surgia. 

O professor concluiu a aula chamando a atenção para o esforço que cada jovem adolescente deve fazer para, uma vez tendo tomado o conhecimento disso, libertar-se e escrever o seu futuro, buscando sempre livrar-se das "amarras" socioeconômicas, por intermédio da cultura; com a Educação, portanto, sempre a Educação!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

9ª AULA: AULA: GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO: TEORIA MARXISTA!

Através de ula expositiva dialogada, os professor explicou a teoria demográfica de Karl Marx (1818-1883). Os estudantes podem querer retomar...