O professor retomou a aula passada e seguiu imediatamente à correção das questões solicitadas como "tem de casa" na quinta aula, a saber:
1) Você se considera americano? Sim ou não? Por quê?
2) Existe uma América rica e uma América pobre. O que causou esta situação?
3) O que é, afinal, pobreza e riqueza?
Com base no que os próprios alunos liam, o professor fazia os comentários pertinentes.
Assim, inicialmente, o professor explicou o conceito de "americano".
em seguida, o professor passou no quadro de giz os conceitos de "região" e "regionalização", bem como, as regionalizações mais comuns usadas, para fins didáticos, em nível da América, e seus respectivos critérios, assim:
Continente Americano
|
Critério de Regionalização
|
Um único continente:
Somos todos americanos, apesar de a mídia insistir em nomear osestadunidenses como os únicos “americanos”
|
Físico (do termo physis, dos gregos)
|
Dois continentes:
&
|
Cultural (a língua, o idioma): osanglos e os saxões, que culminam nos anglo-saxões (o inglês e o francês), no norte da América e latim (espanhol e português), no sul da América.
|
Três continentes:
e
|
Político e Econômico (aproximações políticas e blocos econômicos)
|
O professor instigou os alunos com a seguinte comparação: "quem é o rico? O empresário que dirige o seu BMW em uma estrada de asfalto ou o índio que está em estado natural em meio à mata?"
Muitos estudantes externaram que "rico" seria o empresário, enquanto outros disseram que seria o índio.
O professor integrou esta noção comentando sobre a relatividade dos termos, fazendo, como faz o geógrafo britânico, David Harvey, uma distinção entre "crescimento" e "desenvolvimento".
Com base no que está exposto acima, o professor fez, ainda, uma fala versando sobre a noção de trabalho/ emprego e de como isso era anacrônico, à época da colonização, aos índios. Essa discussão é sugerida pelo geógrafo bernardense, especialista no ensino de Geografia, José William Vesentini em vários de seus livros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário