quinta-feira, 5 de julho de 2018

Trigésima aula!

Continuação, através da técnica da roda de leitura, do estudo do subcapítulo "A Nostalgia Combatente de Túpac Amaru", da qual, emergiram os seguintes apontamentos:

- o Império Asteca e os astecas
- a extensão territorial do Império Asteca:


A extensão máxima do Império Asteca
Fonte: TRÍPLICE ALIANÇA ASTECA. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2016. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Tr%C3%ADplice_Alian%C3%A7a_Asteca&oldid=45720758>. Acesso em: 03 jul. 2018.

- a escravização dos astecas:

“É quase certo - escreve Sergio Bagú - que às minas espanholas foram lançados centenas de índios escultores, arquitetos, engenheiros e astrônomos, confundidos entre a multidão escrava, para realizar um tosco e esgotador trabalho de extração. Para a economia colonial, a habilidade técnica destes indivíduos não interessava. Eles só eram contados como trabalhadores não qualificados.” (GALEANO, Eduardo. As Veias Abertas da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007, p. 32)

- a luta de Túpac Amaru II




- Obs.: não confundir e ver, também, a luta, muito anterior, do inca Túpac Amaru

Nenhum comentário:

Postar um comentário

9ª AULA: AULA: GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO: TEORIA MARXISTA!

Através de ula expositiva dialogada, os professor explicou a teoria demográfica de Karl Marx (1818-1883). Os estudantes podem querer retomar...