quarta-feira, 20 de março de 2019

O Sentido do Estudar (introdução (2ª aula)):

Nesta primeira aula o professor conduziu uma dinâmica que consistia em apresentar, sucintamente, quatro personalidade brasileiras, porém sem revelá-las.

Com base na breve apresentação, em grupos, os estuantes deveriam escolher uma das personalidades e fazer um exercício de reescrever a trajetória dela. Ou seja, inventar como se deu a continuidade da vida daquela pessoa, o que foi acontecendo com ela ao longo de seu caminho, quais escolhas ela tomou, e, sobretudo, como ela está hoje.

Após o professor ter dado o devido tempo para que os estudantes elaborassem as suas criações, sob a forma de textos, o professor solicitou que cada um dos grupos lessem o que havia sido imaginado para a a vida da respectiva personalidade.

Em seguida, as personalidades foram reveladas e um diálogo se iniciou. Debateu-se acerca das possibilidades de vida de cada um, bem como, de alguns dos elementos biográficos das personalidades em questão.

O professor esperava que, ao final da dinâmica os alunos tivessem refletido sobre possibilidades de vida e meios para se atingir objetivos e sonhos; projetos de vida.

As personalidades escolhidas, eram:

- Joaquim Barbosa
- Daiane dos Santos
- Gisele Bündchen
- Alok

Para a próxima aula procurar-se-á desenvolver e concluir o diálogo iniciado nesta aula, bem como, refletir a respeito do estudo e do conhecimento...: como é a relação entre o estu do formal, a busca pelo conhecimento em suas diferentes profundidades, o mundo profissional e o ser bem-sucedido, em sua relatividade. Será retomado o caso das personalidades supracitadas, bem como, os exemplos imaginados pelos próprios estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

21ª AULA: AVALIAÇÃO SEM CONSULTA!

Nesta aula procedeu-se à avaliação sem consulta, que se deu sob a forma de uma redação . A instrução, colocado no quadro pelo professor, foi...