Nesta primeira aula o professor conduziu uma dinâmica que consistia em apresentar, sucintamente, quatro personalidade brasileiras, porém sem revelá-las.
Com base na breve apresentação, em grupos, os estuantes deveriam escolher uma das personalidades e fazer um exercício de reescrever a trajetória dela. Ou seja, inventar como se deu a continuidade da vida daquela pessoa, o que foi acontecendo com ela ao longo de seu caminho, quais escolhas ela tomou, e, sobretudo, como ela está hoje.
Após o professor ter dado o devido tempo para que os estudantes elaborassem as suas criações, sob a forma de textos, o professor solicitou que cada um dos grupos lessem o que havia sido imaginado para a a vida da respectiva personalidade.
Em seguida, as personalidades foram reveladas e um diálogo se iniciou. Debateu-se acerca das possibilidades de vida de cada um, bem como, de alguns dos elementos biográficos das personalidades em questão.
O professor esperava que, ao final da dinâmica os alunos tivessem refletido sobre possibilidades de vida e meios para se atingir objetivos e sonhos; projetos de vida.
As personalidades escolhidas, eram:
- Joaquim Barbosa
- Daiane dos Santos
- Gisele Bündchen
- Alok
Para a próxima aula procurar-se-á desenvolver e concluir o diálogo iniciado nesta aula, bem como, refletir a respeito do estudo e do conhecimento...: como é a relação entre o estu do formal, a busca pelo conhecimento em suas diferentes profundidades, o mundo profissional e o ser bem-sucedido, em sua relatividade. Será retomado o caso das personalidades supracitadas, bem como, os exemplos imaginados pelos próprios estudantes.
REGISTRO DA PRÁTICA (Diário de Classe e Notas de Aula), do
Professor Donarte Nunes dos Santos Júnior,
E.M.E.F. PORTO NOVO,
Prefeitura de Porto Alegre – SMED/ RME
Assinar:
Postar comentários (Atom)
9ª AULA: AULA: GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO: TEORIA MARXISTA!
Através de ula expositiva dialogada, os professor explicou a teoria demográfica de Karl Marx (1818-1883). Os estudantes podem querer retomar...
-
Nesta aula, o professor fez uma avaliação oral, na qual os alunos tinham de responder alguns pontos relativos ao que se estudou até aqui. F...
-
Aula expositiva dialogada sobre o Crescimento Natural (também chamado de Crescimento Vegetativo ), que é a diferença entre a natalidade e a ...
-
INSTRUÇÃO : ASSISTA À AULA ABAIXO, E, EM SEGUIDA, FAÇA O QUE SE PEDE: UMA VEZ TENDO ASSISTIDO À VÍDEO AULA ACIMA, RESPONDA: 1) Em que ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário