Leitura e estudo do subtítulo "Em Marcha Lenta nas Ilhas do Caribe".
Da leitura emergiram os seguintes apontamentos, a respeito dos quais o professor instruiu em sala de aula:
- As Antilhas como as Sugar Lands
- A Divisão Internacional do Trabalho que já se desenhava e sedimentava naquela época
- a "vocação" do açúcar, que os colonizadores impuseram à Ilhas do Caribe, de leste para oeste, introduzindo a cana-de-açúcar, desde Barbados até Cuba
- igualmente ao que ocorreu no Brasil, os solos exauridos das ilhas
- estudo de caso: o açúcar no Haiti (seu auge e crise) e Cuba
REGISTRO DA PRÁTICA (Diário de Classe e Notas de Aula), do
Professor Donarte Nunes dos Santos Júnior,
E.M.E.F. PORTO NOVO,
Prefeitura de Porto Alegre – SMED/ RME
quinta-feira, 9 de agosto de 2018
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5ª AULA: TEORIA DE MALTHUS!
Aula esxpositiva dialogada sobre a teoria demográfica de Thomas Robert Malthus (1766-1834). Nesta aula o professor explicou a lógica moral p...
-
Aula expositiva dialogada sobre o Crescimento Natural (também chamado de Crescimento Vegetativo ), que é a diferença entre a natalidade e a ...
-
O professor retomou a aula passada através de várias perguntas dirigidas aos alunos. Em seguida, iniciou, através de aula expositiva dialo...
-
Em virtude da forte chuva que se abateu sobre a capital do Estado, bem como, nas cidades do interior , muitos alunos faltaram, bem como, pro...
Nenhum comentário:
Postar um comentário